Mossoró, cidade do interior e segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, é conhecida por imensas salinas e pelo petróleo encontrado em seu solo. A cidade também é conhecida pelo Arraiá junino, montado na Estação das Artes, uma antiga estação ferroviária transformada em espaço cultural na região.
Também foi em Mossoró que em 1927, o conhecido e sanguinário cangaceiro Lampião foi expulso da cidade, ficando conhecida em toda a região pelo acontecimento. Isso e grande parte da história da cidade são contadas e apresentadas no Museu Lauro da Escóssia, conhecido obviamente como Museu do Cangaço.
Além das salinas, a cidade também é conhecida por ser uma região arqueologicamente conhecida. A 75 quilômetros do centro da cidade, o Lajedo de Soledade é um parque com rochas calcárias e diversos fósseis de animais rupestres e da era glacial. No Museu da Solidariedade, localizado dentro do parque, existem fotos e fósseis dos animais, além de ser o ponto de partida para visitas guiadas por aproximadamente 1 hora pelo Lajedo.
Organize os seus horários e faça o passeio no Lajedo pela manhã, quando o clima ainda está agradável, pois a tarde, a temperatura chega a aproximadamente 40 graus. Deixe para a tarde o passeio pelo litoral, conhecendo Areia Branca, que fica entre Mossoró e a divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará. A paisagem é intercalada entre sertão, dunas de areia e de sal, mar e falésias. Andando um pouco mais, existe a Ponta do Mel, onde fica um velho farol margeado por um vilarejo e a Praia do Rosado, onde as dunas ficam com diversas cores ao longo do dia.
0 comentários:
Postar um comentário