segunda-feira, 10 de junho de 2019

São Cristóvão


Igreja de São FranciscoSão Cristóvão é uma cidade pequena, mas que possui muita história para contar. Em 2010, a cidade completou 420 anos e a Praça de São Francisco foi eleita pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Construída quando a Espanha e Portugal eram governados pela mesma família, a praça possui elementos que remontam aos séculos 17 e 18. Para quem não sabe, São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil e abrigou a capital de Sergipe até o ano de 1855.




Igreja de São FranciscoQue tal iniciar o passeio pela cidade e voltar no tempo? São Cristóvão possui Igrejas e Museus com acervos raros. Ao passear pelo Centro Histórico, podemos conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, a Praça de São Francisco, onde ficam os Museus de Arte Sacra e Histórico, além da Igreja de Nossa Senhora da Visitação.






Igreja de São FranciscoContinuando o passeio, siga pela Rua do Rosário, onde fica a Igreja do Rosário dos Pretos, além da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, que fica na Rua das Flores e terminando na Praça Senhor dos Passos, onde fica a igreja do Carmo Pequeno.
Termine o passeio por São Cristóvão saboreando os doces tradicionais da cidade, conhecidos como Briceletes. São biscoitos finos produzidos pelo orfanato Lar Imaculada Conceição.








Vista do ConventoIgreja de São FranciscoIgreja de São Francisco

sábado, 8 de junho de 2019

Praia da Caueira


Para quem quer sossego e descanso, Caueira é o lugar perfeito. A cerca de 30 quilômetros de Aracaju, a praia é bastante movimentada aos finais de semana, mesmo sendo uma região com uma infraestrutura bem simples. Com um clima muito agradável, encanta a todos os turistas que chegam à região durante a alta temporada em busca de um lugar para relaxar e tomar aquele banho de mar revigorante.




Com sua faixa de areia dourada batida, a praia de caueira com suas águas transparentes, tem um mar agitado com boas ondas, convidando pessoas a prática de esportes como Wind e Kitesurf. Conta ainda com uma área urbanizada, onde pode ser encontrada uma colônia de pescadores e uma boa infraestrutura com quiosques e restaurantes, onde são servidos alguns quitutes para quem busca a tranquilidade.




Venha conhecer a maravilhosa praia de caueira em suas próximas férias, programe-se.




Pirambu



Imagem relacionadaSe você está querendo conhecer Pirambu, saiba que a viagem que durava aproximadamente 68 quilômetros, hoje é feita em apenas 32 quilômetros, graças a inauguração da Ponte Construtor João Alves, uma das maiores pontes urbanas do Brasil.








As praias de Pirambu são praticamente desertas, já que algumas delas são protegidas pelo Ibama e possuem 45 quilômetros de orla e mar propício para prática de esportes. Com coqueiros e mangues, as praias são propícias para o desenvolvimento de caranguejos e camarões. É em Pirambu também que fica a Reserva Ecológica de Santa Isabel, onde fica um dos principais centros de estudos de tartarugas marinhas do Projeto Tamar.





E que tal finalizar o passeio pela Lagoa Redonda, onde turistas praticam “Ski-bunda” nas dunas, variação do Sandboard onde se desce sentado em uma prancha.












Imagem relacionada

Laranjeiras


São GonçaloLaranjeiras é aquele destino que geralmente você conhece em um dia. Pela sua proximidade com Aracaju, a maioria dos passeios é de turistas que se encontram hospedados na capital. Geralmente quem vem conhecer a cidade, vem para conferir as igrejas construídas pelos Jesuítas no início da colonização e catecismo dos índios brasileiros.







São GonçaloQue tal começar visitando o ponto mais alto da cidade? O Morro do Bonfim além de ter uma igreja com o mesmo nome tem uma vista deslumbrante do Vale do Cotinguiba. Vale também visitar a igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus com características barrocas e a Igreja Presbiteriana de Sergipe, com estilo neogótico.






Além das igrejas, existem outras opções de lugares para se conhecer, como o Museu Afro-Brasileiro, com registros do período de escravidão e o Museu Sacro, onde existem aproximadamente 500 peças catalogadas, dentre elas pratarias e imagens.













Se você está fazendo um passeio tamanho família, tenho certeza de que a criançada irá adorar conhecer o Zoo Parque da Fazenda Boa Luz, onde além do zoológico possui também um parque aquático com piscinas, toboáguas e pesque pague.









Mergulhe na história de Sergipe, conhecendo a bela e aconchegante Laranjeiras.











Aracaju


Aracaju pode não estar na rota de cidades com as praias mais escolhidas da região, mas quando se fala em passeios, preços e infraestrutura, ai ela faz bonito. É uma cidade bem planejada, limpa e verde, com muitas árvores.









O principal cartão postal da cidade só pode ser a Orla da Atalaia, que nos seus quase 6 quilômetros possui quiosques, hotéis, calçadão, ciclovias, restaurantes e um Oceanário. É na Atalaia que fica também a Passarela do Caranguejo, onde se concentram os restaurantes com diversos frutos do mar, inclusive o caranguejo e uma legítima e Carne de Sol nordestina.






Se você está a procura de uma farra e festa, então você precisa conhecer o Forró Caju, que reúne turistas e moradores locais, sempre na segunda quinzena do mês de junho. Existe também a Praça dos Eventos, onde geralmente acontecem as quadrilhas e onde o cheirinho de comidas típicas do período junino deixa a todos com água na boca com seu aroma.





Além de Aracaju, as festas típicas acontecem também em São Cristóvão e em Laranjeiras, cidades históricas que ficam a uns 30 minutinhos da capital. É na região metropolitana de Aracaju que fica o Cânion de Xingó, um cenário lindo e as margens do Rio São Francisco.








Se você quiser conhecer um pouco mais da história de Sergipe, então você precisa conhecer o recém-inaugurado Museu da Gente Sergipana. O museu é novo, mas fica em um prédio com quase 100 anos de história, inclusive, história é o que não falta nesse museu, onde são retratados personagens ilustres, festas, culinária, tudo relacionado à cultura sergipana. Um dos detalhes mais interessantes é um espelho que ao ficar diante dele, trajes típicos da região se moldam ao nosso reflexo.





Touros


Águas cristalinas por todos os ladosTouros, com suas jangadas e casas rústicas, em perfeita sintonia com coqueiros e mar calmo é uma das vilas com melhor estrutura do Litoral Norte. Esse cenário é repetido pela Praia de Carnaubinha, Praia da Gameleira e Praia das Garças.







Águas cristalinas por todos os ladosAgora, se você gosta de mergulhar, vá para a Praia de Perobas, onde parrachos e recifes ficam distantes a aproximadamente 6 quilômetros da praia. Já na Praia do Calcanhar, a grande atração é o farol erguido na década de 40, um dos mais altos, com 65 metros.







Águas cristalinas por todos os ladosExiste também em Touros a escadaria de 298 degraus, aberta ao público apenas aos domingos e que proporciona aos visitantes um visual maravilhoso. Para finalizar os roteiros de Touros com chave de ouro, a Praia de Touros e Cajueiro é um reduto perfeito para os surfistas, onde as boas formações de ondas garantem a diversão.









Águas cristalinas por todos os ladosEm sua próxima viagem ao Rio Grande do Norte, não deixe de visitar o vilarejo de Touros, você não vai se arrepender.

Tibau do Sul


Imagem relacionadaPipa é um dos destinos mais conhecidos do Rio Grande do Norte. Da mesma forma que a cidade de Jericoacoara, no estado vizinho, Pipa era uma pequena vila de pescadores e nativos que entre as décadas de 70 e 80, foi descoberta por hippies e surfistas, que descobriram as ondas e a tranquilidade do vilarejo. A apenas 80 quilômetros de Natal e a apenas 8 da vizinha Tibau do Sul, Pipa ganhou ao longo dos últimos anos grandes pousadas, restaurantes de culinárias variadas e bares que atraem ao gosto de turistas de todo o mundo.




As enormes falésias na região escondem entre si praias com ondas, praias quase desertas, com barracas, enfim, praias para todos os gostos. Entre as praias, pode ser vista a Baía dos Golfinhos, formada por Curral e Madeiros, onde alguns animais aparecem no início e ao final do dia. Outra praia concorrida é a Praia dos Amores, que faz jus ao seu nome. Algumas praias ficam próximas, podendo ser acessada a pé, mas algumas mais distantes, necessitam de transporte de bugue ou barcos, como a Praia de Guaraíras em Tibau do Sul e a selvagem Sagi, na Baía Formosa.


Enquanto nos passeios de barco alguns aproveitam a chance de nadar próximo aos golfinhos, outros já aproveitam nos bugues seguir pela orla até chegar próximo à divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, sempre com paradas para degustar frutos do mar nas barracas ao longo do caminho.







Um bom turista que se preze aproveita cada minuto de uma viagem, e em Pipa não é diferente. Após todos esses passeios, restam apenas algumas poucas horas para um descanso e depois curtir a noite nos restaurantes e bares da vila, sempre com muita gente bonita e músicas de todos os gostos.








São Miguel do Gostoso


Praia de São Miguel do GostosoSabe aquele ditado “Onde o vento faz a curva?” Então, é justamente lá que fica a vila de São Miguel do Gostoso, no extremo nordeste do Rio Grande do Norte. A vila é um dos locais mais propícios para a prática de esportes à vela, como kite e windsurf, mas engana-se quem pensa que só os adeptos do esporte procuram por São Miguel. A galera que procura paz e tranquilidade também se encontra diante de belas praias e uma vila rústica, mas sem perder o seu charme. A vila de Gostoso possui restaurantes, em sua maioria chefiados por estrangeiros, e pousadas aconchegantes. Ah, não se esqueça: Em Gostoso celulares não pegam.


Praia de São Miguel do GostosoNo vilarejo existem piscinas em épocas de maré baixa, a Ponta do Santo Cristo, onde estão os bons ventos da região. A Praia de Tourinhos é um espetáculo a parte, com jatos de água que espirram dos recifes e um crepúsculo de tirar o fôlego, tamanho é o espetáculo da natureza. Com águas claras e deserta, Tourinhos tem uma duna petrificada de aproximadamente 8 metros de altura, podendo ser acessada tanto de bugue quanto a pé.




Praia de São Miguel do Gostoso
A vida noturna em Gostoso, ao contrário de alguns destinos, é bem tranquila. Só aos finais de semana que alguns barzinhos ficam um pouco movimentados, como é o caso do Madame Chita, que é uma mistura de bar, loja e creparia, com um ambiente bastante aconchegante. Ao visitar o bar, experimente as Caipirinhas de Siriguela, de cajá e de banana com canela, você não vai se arrepender. Além do Madame Chita, conheça também o J. Sparrow´s, um Pub de madeira e sapê na Ponta do Santo Cristo, onde música e gringos se encontram.


Praia de São Miguel do GostosoPraia de São Miguel do GostosoPraia de São Miguel do Gostoso

Rio do Fogo


Ponto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do solUma praia quase inexplorada do Litoral Norte do Rio Grande do Norte, Rio do Fogo se tornou um paraíso, mas não é por conta disso que o vilarejo não tenha algo a oferecer para seus visitantes. Em Rio do Fogo existem Matas, falésias, parrachos, dunas, lagoas e muito sossego para quem quer fugir da correria do dia-a-dia.






Ponto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do sol
A cidade ainda é povoada apenas por pescadores que vivem no local desde que Rio do Fogo era apenas uma vila. Se você quer se emocionar com as maravilhas da natureza, então você precisa conhecer a Barra de Punaú, onde o rio se encontra com o mar, na Praia de Zumbi, de preferência quando o sol estiver se pondo. A Praia de Pitinga também tem suas peculiaridades, com o colorido dos barcos dos pescadores.




Ponto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do solAmbas as praias contam com piscinas naturais e são ótimas para quem tem a prática de mergulho. Além das praias, você também pode apreciar o artesanato local, com peças em renda e degustar os frutos do mar frescos.









Ponto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do solPonto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do solPonto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do sol


Ponto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do solPonto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do solPonto de encontro do rio com o mar é concorrido ao por do sol